Drag me to hell (Arraste-Me para o Inferno (título no Brasil) ou Até ao Inferno (título em Portugal)) é um filme norte-americano de 2009, do gênero terror, dirigido por Sam Raimi, coautor do roteiro (com Ivan Raimi).
Raimi e seu irmão Ivan escreveram Drag Me to Hell antes de Sam trabalhar nos filmes da série Homem-Aranha. O filme estreou no Festival de Cannes e, com boas críticas sendo um grande sucesso de bilheteria — arrecadando no mundo US$ 90,8 milhões, para um gasto de US$ 30 milhões na produção.
Drag Me to Hell ganhou o prêmio de melhor filme de terror nos Saturn Awards de 2010.
Sinopse
Christine Brown (Alison Lohman) trabalha como analista de crédito e vive com seu namorado, o professor Clay Dalton (Justin Long), em Los Angeles.
Um dia, para impressionar seu chefe, ela recusa o pedido de uma senhora chamada Sylvia Ganush (Lorna Raver) para conseguir um acréscimo em seu empréstimo, de forma que possa pagar sua casa.
Como vingança, a anciã joga uma maldição sobrenatural na vida de Christine.
Elenco
- Alison Lohman como Christine Brown: Uma funcionária do banco, bem-educada, jovem que deseja o cargo de assistente de gerente. Depois de recusar o pedido de Sylvia Ganush para uma terceira extensão em sua hipoteca, ela é amaldiçoado por ela e atacada por um demônio chamado Lâmia.
- Justin Long como Professor Clayton "Argila" Dalton: namorado de Christine, que é um professor universitário nascido em uma família rica. Clayton é cético sobre a ajuda de Rham Jas e da existência do demônio.
- Lorna Raver como a senhora Sylvia Ganush: Uma mulher húngara idosa que ataca Christine Brown e coloca uma maldição sobre ela. Ganush morre um dia após o ataque, mas a sua alma constantemente assombra Christine ao longo do filme.
- Dileep Rao como Rham Jas: Um jovem vidente que informa Christine que ela é amaldiçoada. Rham Jas depois introduz Christine de Shaun San Dena, que tem uma sessão com ela.
- David Paymer como o Sr. Jim Jacks: chefe preocupado de Christine que está considerando a possibilidade Christine ou Stu Rubin merece o cargo de assistente de gerente no banco.
- Art Kimbro como a voz do Lamia: Um poderoso demônio que é convocado após Ganush amaldiçoa Christine. Sua tarefa é a atormentar Christine por três dias antes de, literalmente, arrastando-a para o Inferno para queimar por toda a eternidade.
- Reggie Lee como Stu Rubin: Stu Rubin é um funcionário conivente do banco onde Christine trabalha. Stu tenta fazer Christine ficar mal no trabalho, a fim de conseguir a promoção.
- Adriana Barraza como Shaun San Dena: A vidente que tem uma sessão espírita para tirar a Lamia para matá-lo por Christine. No primeiro set cena de anos no passado, Shaun San Dena é retratado por Flor de Maria Chahua.
- Chelcie Ross como Leonard Dalton: pai de Clayton, que não aprova Clayton namorar Christine.
- Molly Cheek como Trudy Dalton: a mãe de Clayton, que também não aprova Clayton namorar Christine devido à sua origem camponesa e comportamento bizarro (que foi causada pela Lamia).
- Bojana Novakovic como Ilenka Ganush: neta cínica de Sylvia Ganush. Ela permite que Christine em sua casa, quando ela pede para se encontrar a velha Ganush.
- Alex Veadov como o homem com rabo de cavalo na festa da morte.
Recepção
Imagens do filme Drag Me to Hell foram mostradas ao público em um festival em 15 de Março de 2009. O filme foi exibido pela primeira vez no Festival de Cannes de 2009.
Bilheteria
O lançamento ocorreu no dia 29 de Maio de 2009 nos cinemas dos Estados Unidos. O filme estreou em quarto lugar das bilheterias arrecadando $15,825,480. Na segunda semana, caiu para o sétimo lugar arrecadando mais $7,040,550. Drag Me to Hell arrecadou um total de $42,100,625 na América do Norte e $48,702,393 em outros mercados, para um total mundial de $90,803,018.
Lançamento
Drag Me to Hell foi lançado em DVD e Blu-ray nos EUA em 13 de Outubro de 2009. As duas mídias incluem cenas inéditas e bônus. Nas primeiras duas semanas de vendas o DVD vendeu 459,217 cópias gerando $7.98 milhões em vendas.
Trilha sonora
A trilha sonora foi produzida por Christopher Young. Young trabalhou com o diretor Sam Raimi em outras produções como em O Dom da Premonição e Spider-Man 3. A trilha sonora foi lançada dia 18 de Agosto de 2009.
- "Drag Me to Hell" – 2:33
- "Mexican Devil Disaster" – 4:33
- "Tale of a Haunted Banker" – 1:52
- "Lamia" – 4:06
- "Black Rainbows" – 3:24
- "Ode to Ganush" – 2:23
- "Familiar Familiars" – 2:11
- "Loose Teeth" – 6:31
- "Ordeal by Corpse" – 4:35
- "Bealing Bells with Trumpet" – 5:12
- "Brick Dogs Ala Carte" – 1:46
- "Buddled Brain Strain" – 2:51
- "Auto-Da-Fe" – 4:31
- "Concerto to Hell" – 5:59
